quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Curiosidades sobre o Dachshund

   
Dachshund ou teckel (em alemão: Dackel) é uma raça de cães oriunda da Alemanha. Esta raça está inserida em grupo próprio da FCI devido a sua grande variedade de tamanho e pelagem: standard, miniatura e kaninchen; pelo longo, liso e duro. É descrito como caçador de toca, de olfato bastante apurado, que lhe permite seguir pistas facilmente, o que o torna eficaz em ataques surpresas a presas pequenas. É dito ainda um bom sabujo, capaz de perseguir animais maiores já que, apesar das pernas curtas, é leve.
      Historicamente é uma raça antiga, que, segundo alguns historiadores, data de cinco mil anos, em vista de imagens semelhantes a seu físico terem sido encontradas na tumba de um faraó.
      De qualquer forma, é sabido que os cães modernos foram desenvolvidos por caçadores alemães, que buscavam um cão ágil, resistente e pequeno o bastante para entrar em tocas de texugos, lebres e coelhos. O resultado foram nove diferentes padrões.
      Levados à Inglaterra, fizeram parte da corte inglesa, o que os popularizou ainda mais. Seu físico não é mais medido através do peso, mas sim pelo perímetro de seu tórax, o qual varia de 30 cm até o superior a 35 cm.
      Sua personalidade, enquanto cão de caça, é dita valente e destemida; já como cão de companhia, é conhecido por sua esperteza, inteligência e energia para brincadeiras.
      Sua expectativa de vida é uma das mais altas no mundo canino, superior a doze anos, embora não seja raro ver exemplares passando dos vinte.
      O Dachshund enfrenta alguns problemas típicos de raças de cães baixos (condrodistróficos), entre eles tendência à obesidade e problemas de coluna.

      A obesidade pode ser controlada fornecendo ao cão alimentos em quantidade adequada e fornecendo uma quantidade satisfatória de exercícios.
     Quanto aos problemas de coluna, que muitas vezes estão associados à obesidade, deve-se impedir que o Dachshund salte de lugares altos e/ou ande em pisos escorregadios.
     Entre os problemas mais comuns estão:
   --> Luxação da patela (ruptura de 1 ou dos 2 ligamentos cruzados do joelho), por predisposição genética ou por trauma.
  --> Osteofitos ou bico de papagaio, causado pelo crescimento exagerado o osso nos espaços entre as vértebras.
  --> Hérnia de disco – causada pela compressão da medula da coluna pelo atrito constante entre as vértebras.
      O tratamento da maioria das patologias que atingem o Dachshund é cirúrgico associado a fisioterapia e acupuntura, o que despende tempo, dinheiro, além de um grande incômodo para o paciente.
      Portanto siga sempre as instruções do veterinário tomando todas as precauções necessárias para que seu Dauchshund tenha uma vida longa e saudável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário