terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Artropatias causadas pela senilidade.

     TEQUILA, esta simpática Dálmata de 14 anos de idade vem apresentando alguns sinais de que a idade  está pesando.
     Ela apresenta compressão da medula entre as vértebras L7 e S1, displasia coxo-femural bilateral e artrite/artrose nas duas articulações dos joelhos.
     Além disso ela já passou por uma cirurgia para substituição do ligamento cruzado do joelho esquerdo e a um mês sofreu uma intervenção cirúrgica de grandes proporções para retirada de tumores na cadeia mamária.
     Todos esses fatores levaram Tequila a apresentar um quadro de diminuição da amplitude  dos movimentos do conjunto das articulações posteriores com consequente atrofia dos grupos musculares correspondentes.
       Sua proprietária deu início ao tratamento fisioterápico associado com acupuntura (pela Dra. Rosana Silveira http://medvetrosana.blogspot.com.br/)  e já vem apresentando significativa melhora no que diz respeito aos movimentos dos membros posteriores e ao controle da micção.
      Vamos falar mais sobre seu tratamento e continuar acompanhando a progressão dela em futuros posts.
   
   

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O uso do ultrassom na fisioterapia

       Há mais de trinta anos que o ULTRA-SOM é amplamente usado por profissionais da área médica (Lehmann and Kru-sen,1958). Como o próprio nome sugere, são ondas de som, são vi-brações mecânicas num meio elástico. Estas ondas longitudinais fa-zem com que a membrana do tímpano vibre. São as vibrações sono-ras. A faixa de freqüência que o ouvido humano consegue “ouvir” es-tá compreendida aproximadamente entre 20Hz e 20.000Hz. Freqüên-cias abaixo de 20Hz são os sub-sons ou infra-sons e acima de 20.000Hz são os ultra-sons.
       Sendo assim podemos definir terapia por ultra-som como sendo um tratamento médico por meio de vibrações mecânicas com a freqüência acima de 20.000Hz (20KHz).
       O ultra-som é um dos recursos terapêuticos mais utilizados pelos fisioterapeutas para o tratamento das mais diversas disfunções. Originalmente, o ultra-som foi produzido através de um cristal de quartzo vibrante submetido a uma corrente de alta freqüência. Hoje, são utilizados cristais cerâmicos sintéticos. A vibração dos cristais aciona as partículas do meio, produzindo ondas por compressão e descompressão. As ondas ultra-sônicas ao penetrarem no tecido provocam uma vibração a nível celular (micromassagem), acelerando a velocidade de difusão de íons através da membrana celular. Com isto, tem-se um aumento da permeabilidade da membrana, e uma aceleração dos processos osmóticos. Promove aumento da extensibilidade de estruturas colágenas, aliviando a dor e diminuindo a rigidez articular. O ultra-som terapêutico caracteriza-se por apresentar uma freqüência de 1 ou 3 MHz. O controle da freqüência proporciona ao terapeuta o controle da profundidade a ser atingida pela energia. O ultra-som de 1 MHz tem sido utilizado para aquecer estruturas mais profundas enquanto o ultra-som de 3 MHz tem sido utilizado para aquecer estruturas superficiais. 



EFEITOS

-Regeneração tissular e reparação dos tecidos moles (efeito fibrinilítico); 

-Neovascularização com conseqüente aumento da circulação, rearranjo e aumento da extensibilidade das fibras colágenas; 
-Redução de espasmos musculares; 
-Aumento da circulação sanguínea; 
-Resolução de processos inflamatórios crônicos;
-Fonoforese: habilidade do ultra-som em incrementar a penetração de fármacos específicos através da pele.  


INDICAÇÕES:

-Disfunções osteomioarticulares (luxações, fraturas, contraturas, espasmos musculares)

-Condições inflamatórias agudas e crônicas
-Pós-operatório de cirurgias (O aumento da permeabilidade das membranas celulares associado com o estímulo circulatório favorece os intercâmbios celulares e a reabsorção de líquidos e resíduos metabólicos);
-Contusões 
-Neurites 
-Artrites 
-Distensões 
-Aderências 
-Ciáticas 
-Edemas 
-Deslocamentos (músculos e Tendões) 
-Cicatrizes 
-Traumatismos 
-Bursites 



CONTRA-INDICAÇÕES: 

-Aplicação direta sobre áreas isquêmicas, tromboflebites e varizes; 

-Aplicação direta sobre endopróteses e implantes metálicos; 
-Aplicação direta sobre útero gravídico, gônadas, área cardíaca, olhos e placas epifisárias; 
-Neoplasias; 
-Hemofilia.