quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


Atropelamento - Trauma de coluna vertebral e pelve.

      Macaco, um cão SRD de 5 anos de idade, chegou ao atendimento com paralisia dos membros posteriores após ter sido atropelado pelo seu dono na garagem de casa. Após feitos todos os exames, constataram-se uma fratura na coluna vertebral com lesão medular na região lombo-sacra e múltiplas fraturas na região da pelve. 

      O paciente foi encaminhado para cirurgia ortopédica na qual foram realizados os procedimentos de reconstrução das estruturas ósseas e então foi finalmente encaminhado para fisioterapia. 

     Foi dado início ao tratamento que baseou-se em aplicações de ultrasom, eletroestimulação, alongamentos, caminhadas assistidas e massoterapia. 
     Após 5 meses de sessões semanais Macaco recuperou-se quase totalmente e voltou a caminhar sozinho, recebeu alta e hoje vive uma vida normal.

         Reabilitar, em seu sentido mais amplo, significa restabelecer ou restaurar privilégios anteriores como caráter, reputação ou condição. A reabilitação caminha junto com a Fisioterapia, integrando esta e buscando a volta da funcionabilidade do sistema afetado. Desde sua regulamentação, em 1969 (no Brasil), a Fisioterapia Humana tem evoluído para diversas áreas, desde o esporte até a veterinária. Sendo assim, quando aplicamos mesmos conceitos aos animais, temos a fisioterapia veterinária. Vale salientar que a Fisioterapia Veterinária é uma prática privativa do médico veterinário, pois somente ele tem condições de avaliar o animal em sua anatomia, biomecânica, fisiologia, patologia clinica e cirurgica (Lei 5.517 de 23 de outubro de 1.968), assim como a Fisioterapia Humana é atividade preventiva do fisioterapeuta
A Fisioterapia atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.